sexta-feira, 6 de maio de 2011

Gatrulação




Após a clivagem a divisão das células diminuem drasticamente.
Grupos de células passam então pelo processo morfologênico chamado gastrulação, ocupando novos locais que vão permitir a formação de tecidos e órgãos. Durante esse processo, o embrião é chamado de gástrula.Na maioria dos animais , a gastrulação é uma reorganização significativa das células da blástula, que produz um  embrião com três camadas e um tubo digestivo.


Gástrula


 












Blástula














Embora a gastrulação tenha detalhes diferentes de um grupo de animal  para outro , o processo é conduzido pelos mesmos mecanismos gerais em todas as espécies.O resultado da gastrulação é que algumas células proxímas à da blástula se movem para o interior , e três camadas de células são estabelecidas. O posicionamento dos três folhetos na gástrula plenamente desenvolvida permite que as células interajam umas com as outras de novas maneiras , levando à formação dos orgãos do corpo.


As três camadas produzidas pela gastrulação são tecidos embrionários coletivamente chamados de folhetos embrionários.

Gástrula















No final da gastrulação, a ectoderme forma a camada exterior, a endoderme reveste o trato digestivo embrionário e a mesoderme preenche parcialmente o espaço entre o ectoderme e a endoderme. Normalmente, essa três camadas de células se desenvolvem em todos os tecidos e orgãos de um animal adulto.

Os animais que possuem três folhetos embrionários são chamados triblásticos ou triploblásticos, como é o caso dos cordados. Existem animais que só formam dois folhetos germinativos o ectoderma e o endoderma. Esses animais são chamados dibláticos ou diploblásticos, como é o caso das águas vivas.


diploblástico


triploblástico
 

 



















Tenhamos por exemplo as rãs. As rã possuem ovo heterolécitos e a segmentação é totalmente desigual.
A gastrulação ocorre por invaginação e também por epibolia. Por invaginação forma-se uma fenda: o bastóporo . Por epibolia os micrômeros  passam a se dividir rapidamente e acabam por recobir os macrômeros. Os micrômeros insinuam-se primeiramente pelo lábio dorsal do blastóporo e depois pelo lábio ventral. O  blastómero adquire o aspecto de um circulo. Os micrômeros insinuam-se dentro da blastocele, delimitando o arquêntero. Ocorre também a diferenciação dos três folhetos germinativos.


O blastópero pode dar origem à boca e ao ânus. Quando da origem apenas a boca ou tanto a boca quanto o ânus , os animais são chamados de protostômios. É o caso dos vermes , mosluscos e dos artrópodes.
Quando da origem ao ânus são chamados de deuterostômios. É o caso dos equinodermos e dos cordados



Nenhum comentário:

Postar um comentário