quinta-feira, 5 de maio de 2011

ANIMAÇÃO SEGMENTAÇÕES

 http://wiki.sj.ifsc.edu.br/wiki/images/1/15/Bio8.swf
 Assista a animação do link acima e a partir do que você consegue entender desta animação, responda as questões abaixo:
1- Na segmentação, como a célula se divide?
2- Através da divisão a célula irá formar quantas células?
3-O que se forma através da invaginação da célula, na gastrulação?
4-O que é blastóporo?

5-Como são formados os somitos?
6-Como se forma a notocorda?

22 comentários:

  1. Fernanda Guimarães, 11111 de maio de 2011 às 11:43

    1.Na segmentação, a célula passa por várias clivagens. Se dividindo em blastômeros, até chegar na fase de mórula. A divisão desses blastômeros pode ser: Holoblástica igual, em que os blastômeros se dividem em tamanhos iguais. Holoblástica desigual, em que os blastômeros se dividem, mas não em tamanhos iguais; O polo animal se divide mais rapidamente, dando origem a blastômeros menores, chamados de micrômeros. Enquando o polo vegetal dá origem aos macrômeros (blastômeros de tamanho maior).Meroblástica, um caso em que nem todo o zigoto, por inteiro, passa por essa divisão. Aeroblática, um caso em que apenas a superfície do zigoto passa por essa divisão.
    2. A célula se divide 5 vezes, formando em embrião de 64 células.
    3. O processo de invaginação forma duas membranas. Uma interna, chamada endoderme, e outra externa, chamada ectoderme. Esse processo se dá a partir do deslocamento dos macrômeros; em que eles criam uma espécie de cavidade.
    4. O blastóporo surge na fase embrionária. É uma cavidade, que tem como função, comunicar a parte digestiva da célula com o meio externo. Geralmente, o blastóporo origina o boca e o ânus.
    5. Os somitos são formados logo nas primeiras fases do desenvolvimento embrionário. Se originam a partir da divisão da mesoderme, e tem como função das origem a coluna vertebral no ser vivo.
    6. A notocorda sem origem endodermica, no início da gastrulação.

    Fernanda Guimarães, 111

    ResponderExcluir
  2. Nathalia Pereira dos Santos
    Turma 111

    1 - A célula se divide de maneira holoblástica e desigual, onde no polo animal, há blastômeros menores e no polo vegetivo, há blastômeros maiores.

    2 - Através da divisão, o ovo isolécito formará 8 células na 3ª clivagem.

    3 - Através da inveginação da célula, na gastrulação, forma-se o arquêntero o qual se comunica com o meio externo através do blastóporo.

    4 - Blastóporo é uma abertura que se localiza e comunica o meio externo e o arquêntero.

    5 - Os somitos são gerados na neurulação e através de evaginações do mesoderma. Os somitos são.

    6 - A notocorda é formada quando a placa neural, na nerulação, fecha-se dorsalmente e formando o tubo neural.

    ResponderExcluir
  3. 1.A célula divide-se de forma desigual, na região onde existe maior concentração de vitelo,a célula se divide menos e na região onde existe menor concentração de vitelo, ela se divide mais.Sendo assim, são formados dois pólos: animal (micrômeros = célula se dividiu mais) e vegetal (macrômeros = célula se dividiu menos).Divisão holoblástica e desigual.

    2.Através da divisão, a célula irá formar 8 células.

    3.É formada uma cavidade chamada arquêntero ('cesto' formado através da invaginação), que comunica-se com o exterior através do blastóporo.

    4.É a aberttura do arquêntero, que comunica-se com o meio externo.

    5.São formados a partir do mesoderma na neurulação.

    6.Um conjunto de células começa a se isolar do mesoderma constituindo um cordão maciço bem embaixo do tubo nervoso em formação. Esse cordão celular, disposto ao longo do dorso do embrião, recebe o nome de notocorda.

    ResponderExcluir
  4. Fernanda Guimarães, 11117 de maio de 2011 às 16:47

    1. A célula passa por 3 clivagens até que a primeira célula tenha se formado em oito. A divisão é de forma holoblástica desigual, pois a partir da divisão forma formados macrômeros, pois há mais concentração de vitelo e micrômeros.
    2. A célula passa por três clivagens. Na terceira, formando oito células.
    3.A partir da invaginação, formando uma cavidade chamada arquêntero. Comunicando-se, através do blastóporo, com o exterior da célula.
    4.Blastóporo é um orifício que liga o arquêntero com o exterior da célula.
    5. A mesoderma começa a sofrer invaginações,na neurulação, dando origem aos somitos.
    6. A partir da mesoderma, uma placa neural é formada. Aos poucos ela vai se fechando, formando a notocorda.

    Fernanda Guimarães, 111

    ResponderExcluir
  5. 1. A segmentação é holoblástica subigual, pois a quantidade de vitelo distribuída na célula não é equivalente gerando no fim do processo de divisão macrômeros no pólo vegetativo (maior concentração de vitelo) e micrômeros no pólo animal (concentração menor de vitelo), mesmo assim a clivagem não chega a ser totalmente desigual, pois os blastômeros formados não possuem grandes diferenças em seus tamanhos, apesar destas existirem. A cada clivagem a célula se divide dando sempre origem ao dobro do número de células que havia anteriormente, até que dessa ocorrência sucessiva de divisões seja formada a mórula (maciço de células) que sofrerá mais clivagens até que enfim se torne blástula.

    2. Das três clivagens que serão sofridas pela célula ovo, serão formados oito blastômeros.

    3. Na gastrulação, a invaginação dará origem a uma cavidade chamada arquêntero, que se ligará com o meio externo por meio de um orifício denominado blastóporo.

    4. O blastóporo é o orifício que liga o arquêntero com o exterior da célula.

    5. Os somitos são formados pela mesoderma através de invaginações sofridas por esta durante a neurulação.

    6. Assim como aos somitos, a mesoderma também dará origem a placa neural e será através do fechamento dorsal desta que se formará a notocorda.

    Camila da Mata, turma 111.

    ResponderExcluir
  6. 1- Na segmentação a célula se divide de forma holobrlástica desigual, pois na região onde existe mais vitelo ela sofre menos divisões. Ela passa por várias divisões (clivagens) até ser formada a mórula.

    2-Através da divisão a célula forma oito células, na terceira clivagem.

    3-Atravéz da invaginação na gastrulação é formado o arquentero, que é uma cavidade que se comunica com o exterior pelo blastóporo.

    4-O blastóporo é o orifício que faz a ligação entre o arquentero com o exterior.

    5-O mesoderma sofre envaginações, estas por sua vez destacam-se e formam os somitos.

    6-A placa neural, que vêm do mesoderma, vai se fechando dorsalmente, e assim formando a notocorda.

    ResponderExcluir
  7. Nathália Serra Brehm18 de maio de 2011 às 13:07

    1) Na segmentação, a célula se divide de maneira desigual e holoblástica. Desigual porque quando ocorre a terceira clivagem, tem-se blastômeros de tamanhos diferentes: quatro menores: micrômeros; e quatro maiores: macrômeros ; e Holoblástica porque ocorre em todo o zigoto.
    2) Pelas três clivagens que a célula ira passar, na terceira ela ira formar oito células.
    3) Forma-se o arquêntero, que é uma cavidade que se comunica com o exterior através do blastóporo.
    4) Blastóporo é uma abertura do arquêntero que o “liga” ao meio externo.
    5) Os somitos são formados na neurulação, a partir de invaginações que o mesoderma sofre, que então, da origem aos somitos.
    6) A placa neural que se origina também do mesoderma vai se fechando dorsalmente e forma a notocorda.

    Nathália Serra Brehm - Turma 111

    ResponderExcluir
  8. 1- Na segmentação a célula se divide por clivagem, são apenas algumas etapas. Quanto mais clivagens mais células ela terá, após isso formara uma mórula, que é um a aglomerada de células, e depois a blástula.

    2- Ela ira formar 8 células no terceiro estagio, depois de clivagens origina se a mórula e mais adiante a blástula, que é uma cavidade cheia de líquido, em seus pólos há uma diferença de quantidade de células uma possui mais vitelo (pólo vegetal) e a outra pouco (pólo animal).(micrômeros com menos células e micrômeros com mais células).

    3- A invaginação na gastrulação formará uma cavidade denominada arquêntero que tem um orifício para se comunicar com o meio exterior, este orifício é denominado blastóporo que mais tarde formara 1º a boca e em segundo o anus do animal.

    4- Blastóporo é um buraco ou orifício que serve para a comunicação do meio interno com o externo que mais tarde formara a boca e o anus do animal.

    5- O somito será formado após a invaginação do mesoderma, os somitos cobrem os dois lados do tubo neural do embrião.

    6- A notocorda é formada pelo mesoderma aos poucos conforme a placa neural vai se fechando, a notocorda vai surgindo.

    Jove Ávila Vaz, turma: 111

    ResponderExcluir
  9. Bruno Machado Trindade, turma:111

    1,2) A célula se divide de maneira holoblástica e desigual.Em uma única célula começa a se dividir em várias células, para formar o embrião. As células-filhas são, de início, iguais, mas em pouco tempo elas começam a diferenciar-se, para formar os vários tecidos e órgãos do novo indivíduo.
    3) A parte invaginada forma a endoderme e a externa a ectoderme.
    4) O blastóporo é uma abertura que serve de comunicação na fase embrionária, pondo em contato a cavidade digestiva com o meio externo. Ele surge na fase embrionária gástrula, quando começa a diferenciação celular.
    5) Os somitos são estruturas epiteliais transitórias que se formam nas primeiras etapas do desenvolvimento embrionário dos vertebrados. A sua formação cuidadosamente controlada no espaço e no tempo é fundamental para a correta formação da coluna vertebral, dos músculos esqueléticos do corpo e da organização segmentar do sistema nervoso periférico. Somito são corpos cubóides formados pela divisão da mesoderme paraxial que foi formada pela mesoderma lateral.
    6) Durante o desenvolvimento embrionário, os folhetos embrionários são responsáveis pela criação de determinadas estruturas. A notocorda é uma estrutura originária da invaginação da endoderme, responsável pela coluna vertebral nos vertebrados.

    ResponderExcluir
  10. Mateus Zaluski Rech18 de maio de 2011 às 16:22

    1) A célula se divide de maneira holoblástica e desigual.Uma única célula se dividi em várias outras para formar o embrião. As células-filhas são, de início, iguais, mas em pouco tempo elas começam a diferenciar-se, para formar os vários tecidos e órgãos do novo indivíduo.
    2) A divisão resultará em 8 célular a partir do ovo isolécito.
    3) A parte invaginada forma a endoderme e a externa a ectoderme.
    4) O blastóporo é uma abertura que serve de comunicação na fase embrionária, pondo em contato a cavidade digestiva com o meio externo. Ele surge na fase embrionária da gástrula, quando começa a diferenciação celular.
    5) Os somitos são estruturas epiteliais transitórias que se formam nas primeiras etapas do desenvolvimento embrionário dos vertebrados. A sua formação cuidadosamente controlada no espaço e no tempo é fundamental para a correta formação da coluna vertebral, dos músculos esqueléticos do corpo e da organização segmentar do sistema nervoso periférico. Somito são corpos cubóides formados pela divisão da
    5) Os somitos são estruturas epiteliais transitórias que se formam nas primeiras etapas do desenvolvimento embrionário dos vertebrados. A sua formação cuidadosamente controlada no espaço e no tempo é fundamental para a correta formação da coluna vertebral, dos músculos esqueléticos do corpo e da organização segmentar do sistema nervoso periférico. Somito são corpos cubóides formados pela divisão d
    da mesoderme paraxial que foi formada pela mesoderma lateral.
    6) Durante o desenvolvimento embrionário, os folhetos embrionários são responsáveis pela criação de determinadas estruturas. A notocorda é uma estrutura originária da invaginação da endoderme, responsável pela coluna vertebral nos vertebrados.

    ResponderExcluir
  11. Mateus Zaluski Rech18 de maio de 2011 às 16:25

    1) A célula se divide de maneira holoblástica e desigual.Uma única célula se dividi em várias outras para formar o embrião. As células-filhas são, de início, iguais, mas em pouco tempo elas começam a diferenciar-se, para formar os vários tecidos e órgãos do novo indivíduo.
    2) A divisão resultará em 8 célular a partir do ovo isolécito.
    3) A parte invaginada forma a endoderme e a externa a ectoderme.
    4) O blastóporo é uma abertura que serve de comunicação na fase embrionária, pondo em contato a cavidade digestiva com o meio externo. Ele surge na fase embrionária da gástrula, quando começa a diferenciação celular.
    5) Os somitos são estruturas epiteliais transitórias que se formam nas primeiras etapas do desenvolvimento embrionário dos vertebrados. A sua formação cuidadosamente controlada no espaço e no tempo é fundamental para a correta formação da coluna vertebral, dos músculos esqueléticos do corpo e da organização segmentar do sistema nervoso periférico. Somito são corpos cubóides formados pela divisão da mesoderme paraxial que foi formada pela mesoderma lateral.
    6) Durante o desenvolvimento embrionário, os folhetos embrionários são responsáveis pela criação de determinadas estruturas. A notocorda é uma estrutura originária da invaginação da endoderme, responsável pela coluna vertebral nos vertebrados.

    ResponderExcluir
  12. Vanessa Velozo 111

    1- Na segmentação, como a célula se divide?
    No esquema mostrado, percebemos a divisão de uma célula isolécita. Ela se divide igualmente, mas em uma fase ela fica com o pólo animal menor que o vegetativo. Não entendi, pois a segmentação de um ovo isolécito é total e IGUAL.

    2- Através da divisão a célula irá formar quantas células?
    8 células são formadas antes de se tornar mórula.

    3-O que se forma através da invaginação da célula, na gastrulação?
    Mesentoderma e a ectoderma. Ficamos também com uma cavidade para o meio externo (blastóporo) e o arquêntero que é outra cavidade dentro da célula.

    4-O que é blastóporo?
    Um orifício que faz o arquêntero se comunicar com o exterior da célula.

    5-Como são formados os somitos?
    Os somitos são formados pelas evaginações que a mesoderma começa a sofrer.

    6-Como se forma a notocorda?
    A notocorda se forma quando ocorre o fechamento da placa neural, formando o tubo neural e a notocorda.

    ResponderExcluir
  13. 1)Na segmentação holoblastica a célula dividi-se de maneira desigual, já que o vitelo esta distribuido de maneira desigual na célula, no fim da divisão há macrômeros no pólo vegetativo que possui uma maior quantidade de vitelo, e micrômeros no pólo animal, que possui uma menor quantidade de vitelo. Após sucessivas divisões sempre gerando o dobro de células que possuia anteriormente é formada a mórula que é um maciço de células.

    2)Após a terceira clivagem a célula ovo ira formar oito células.

    3)Na gastrulação, a invaginação dará origem ao arquêntero uma cavidade que se "comunica" com o meio externo através do blastóporo.

    4)O blastóporo é uma abertura ou orifício que liga o arquêntero com o exterior da célula.

    5)Os somitos serão formados pela mesoderma depois das invaginações que ela sofreu durante a neurulação.

    6)A notocorda também será formada pela mesoderma, que conforme o fechamento da placa neural, a notocorda irá surgindo.

    Freya N. de Souza 111

    ResponderExcluir
  14. 1- Na segmentação, como a célula se divide?
    Na segmentação, a célula se divide através de clivagens. A divisão é holoblástica e apartir da terceira clivagem de forma holoblástica desigual, pois forma blastômeros chamados de macrômeros e micrômeros que se diferenciam por causa do tamanho.

    2- Através da divisão a célula irá formar quantas células?
    Serão formadas 8 células antes de ocorrer várias clivagens e formar a mórula.

    3-O que se forma através da invaginação da célula, na gastrulação?
    Através da invaginação das célular para o interior da blastocele na gastrulação é formado o arquêntero.

    4-O que é blastóporo?
    O blastóporo é o orifício que permite a comunicação do arquêntero com o exterior.

    5-Como são formados os somitos?
    Na neurulação o mesoderma sofre evaginações que então originam os somitos.

    6-Como se forma a notocorda?
    Também pelo mesoderma, a placa neural é fechada dorsalmente formando o tubo neural e então é formada a notocorda.

    Maria Paula Lopes Guerra - 111

    ResponderExcluir
  15. Pedro Ivo Leipnitz de Fraga - 111

    1- Se divide por "cortes", as clivagens, sempre formando o dobro de células, até formar a blastocele.

    2- O Dobro de células que possuia antes da divisão.

    3- O arquêntero, que se comunica com o meio exterior através do blastóporo.

    4- O blastóporo é um orifício que serve para o arquêntero se comunicar com o meio exterior.

    5- Com as envaginações do mesoderma.

    6- A notocorda se forma quando o tubo neural se fecha dorsalmente, pelo mesoderma.

    ResponderExcluir
  16. Tássio Fonseca – 111

    1) Divisão Holoblástica desigual
    2) Irá formar 8 celulas na 3ª clivagem. Após isto, formará a mórula.
    3) Se formam mesentoderma, ectoderma, o arquêntero e o blastóporo.
    4) É uma abertura no exterior da célula.
    5) São formados na primeira etapa do desenvolvimento embrionário.
    6) Se forma após uma das 3 invaginações da mesentoderma.

    ResponderExcluir
  17. 1- Na segmentação, como a célula se divide?
    Na segmentação a célula “Ovo Isolécito” se divide, por meio de clivagens, de maneira igual. Primeiro passa de uma pra duas células, de duas para quatro, de quatro para oito, passando assim por varias clivagens até chegar à Blástula.

    2- Através da divisão a célula irá formar quantas células?
    Na animação mostra que ela irá forma, depois da terceira clivagem, oito células. Que sofrerá mais diversas clivagens formando a Mórula, que também passar por mais clivagens e formará a Blástula. Mas elas sempre se “dividem” em dois, sempre a segunda tem o dobro da primeira.

    3-O que se forma através da invaginação da célula, na gastrulação?
    No processo de invaginação, na gastrulação, se forma o arquêntero. Que se comunica com o exterior pelo blastóporo.

    4-O que é blastóporo?
    O blatóporo nada mais é que um orifício, que sua maior função é fazer a comunicação entre o arquêntero e a o meio exterior da célula.

    5-Como são formados os somitos?
    Os somitos são formados por varias invaginações sofridas pela mesoderma, no processo de neurolação.

    6-Como se forma a notocorda?
    A mesoderma também da origem a uma placa neural, que irá se fecha assim fazendo a notocorda se formar.

    ResponderExcluir
  18. Natália Pulcinelli19 de maio de 2011 às 15:09

    1) Na segmentação, a célula se divide por clivagem, formando duas células filhas, chamadas de blatômero, dividindo-se novamente, originando a mórula. Existem dois tipos de segmentação, a holoblástica, esta a divisão ocorre em todo o ovo e a segmentação meroblástica, pela qual o ovo é desigualmente dividido, onde há uma menor concentração de vitelo, o ovo se dividirá mais.

    2) 1ª clivagem: 2 células, 2ª clivagem: 4 células, 3ª clivagem: 8 células. Após as divisões, serão originadas sempre o dobro de células. Depois que ocorrer a 3ª clivagem, a célula originará a mórula e depois a blástula.

    3) A invaginação fará com que forme-se uma cavidade denominada arquêntero, esta se comunicará com o exterior através do blastóporo.

    4) O blastóporo é uma abertura que permite comunicação da célula com o meio externo. Mais tarde, ele originará a boca ou o ânus.

    5) Com o mesoderma sofrendo várias invaginações, surgirão os somitos, no processo de neurolação.

    6) Após as invaginações do mesoderma, a placa neural se fechará dorsalmente formando o tubo neural para então formar-se a notocorda.

    ResponderExcluir
  19. Sama Ramos (111)

    1- Na segmentação, como a célula se divide?
    O ovo isolécito sofre clivagem até formar 8 células, sendo que 4 são micrômeros e as outras 4 macrômeros. A divisão é holoblástica desigual, pois o pólo vegetativo se divide mais rápido, formando células maiores (macrômeros). Já o polo animal formará células menores (micrômeros), pois possuem mais vitelo.

    2- Através da divisão a célula irá formar quantas células?
    O ovócito isolécito formará 8 células, que com outras clivagens formará, mais tarde, a mórula.

    3-O que se forma através da invaginação da célula, na gastrulação?
    Com a invaginação é formada uma cavidade denominada arquêntero, que possui um orifício chamado blatóporo.

    4-O que é blastóporo?
    Blastóporo é um orifício que faz a comunicação entre o arquêntero e o exterior da célula.

    5-Como são formados os somitos?
    No processo de neurulação, o mesoderma começa a sofrer envaginações, formando os somitos.

    6-Como se forma a notocorda?
    Assim como o mesoderma formou os somitos, no teto do arquêntero, formará também a notocorda.

    ResponderExcluir
  20. Dani Santos (111)
    1- a célula se divide através de inúmeras clivagens e de maneira holoblástica e desigual, pois no pólo vegetativo há menos vitelo que no pólo animal, formando micrômeros e macrômeros.

    2- cada divisão origina o dobro de células da divisão anterior até formar a mórula e depois a blástula.

    3- através da invaginação é formado o arquêntero (pode ser denominado o espaço no meio da célula), possuindo o blastóporo (orifício no qual permite a comunicação do arquêntero com o exterior da célula).

    4- o blastóporo é um orifício que permite a comunicação do arquêntero com o exterior da célula.

    5- os somitos surgem através de inúmeras invaginações no processo de neurulação.

    6- a notocorda se forma quando a placa neural se fecha dorsalmente, originando o tubo neural.

    ResponderExcluir
  21. 1- Acontece uma segmentação holoblástica desigual, formando no ovo isolécito 4 células maiores no pólo vegetal (macrômeros) e 4 células menores no pólo animal(micrômeros).

    2-Na 3ª clivagem sofrida pelo ovo, formam-se 8 células, sendo depois alvo de mais clivagens formando a mórula e em seguida blástula.

    3-Forma o arquêntero, que formará a boca ou o ânus do animal, e o blastóporo, orifício pelo qual o arquêntero se comunica com o exterior da gástrula.

    4-Orifício pelo qual o arquêntero se comunica com o exterior da gástrula.

    5-Pela invaginação da mesoderma.

    6-Pelo fechamento da placa neural, formando o tubo neural e, por conseguinte, a notocorda, todos provenientes da mesoderme.

    Lucas Rufino,111

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir